10 Palavras em Português que quase todo mundo erra ao escrever

10 Palavras em Português que quase todo mundo erra ao escrever

Você sabia que até os mais aficionados pela língua portuguesa podem cometer gafes ortográficas? Pois é, algumas palavras parecem ter o poder especial de nos confundir.

Hoje, eu vou te apresentar 10 palavras em português que são verdadeiras armadilhas para muita gente. Prepara-se para descobrir se você é um dos que caem nessas pegadinhas linguísticas!

1. “Exceção” (e não “Excessão”)

Começamos com um clássico. Muitos escrevem “excessão”, talvez pensando em “excesso”. Mas a forma correta é “exceção”. Lembre-se: não existe “excesso” de “c” aqui!

2. “Conserto” e “Concerto”

Aqui temos uma dupla que causa confusões. “Conserto” se refere a reparar algo, enquanto “concerto” é uma apresentação musical. Não misture as coisas!

3. “Ascensão” (e não “Acessão” ou “Assenção”)

“Ascensão” tem a ver com subir, elevar-se. É comum ver “acessão” ou “assenção”, mas lembre-se: é “ascensão”, com “c” e “s”.

4. “Descrição” (e não “Discrição”)

“Descrição” é o ato de descrever, e “discrição” significa agir com cautela. São palavras diferentes, então nada de trocar as bolas.

5. “Tráfego” e “Tráfico”

Outra dupla de palavras que frequentemente se confundem. “Tráfego” se refere ao fluxo de veículos, e “tráfico” está relacionado a comércio ilegal. Fique atento!

6. “Privilegiado” (e não “Previlegiado”)

Muitos escrevem “previlegiado”, mas a forma correta é “privilegiado”. Sem “e” depois do “r”!

Leia:  5 Sinais reveladores de que um homem quer um futuro com você

7. “Flagrante” (e não “Fragrante”)

“Flagrante” é algo evidente, claro. “Fragrante”, com “g”, só se estivermos falando de cheiros.

8. “Impressão” (e não “Imprissão”)

A palavra correta é “impressão”, vinda de “imprimir”. “Imprissão” simplesmente não existe no dicionário!

9. “Cessão”, “Sessão” e “Seção”

Três palavras com pronúncias similares, mas significados distintos. “Cessão” é o ato de ceder, “sessão” refere-se a um período de tempo em uma atividade, e “seção” é uma divisão ou parte de um todo.

10. “Comprimento” e “Cumprimento”

Por fim, “comprimento” está relacionado a dimensões, enquanto “cumprimento” é o ato de cumprir ou saudar. E aí, você costuma errar alguma dessas palavras?

Espero que este guia te ajude a evitar essas pequenas armadilhas da nossa língua. E lembre-se: errar é humano, o importante é sempre buscar aprender e melhorar.

Se você tem alguma dica ou curiosidade sobre outras palavras complicadas em português, compartilhe nos comentários. Vamos adorar aprender com você!